MOSAICOS DO CÁUCASO
Armênia, Geórgia e Azerbaijão
Esses três países, ainda pouco conhecidos estão localizados no peculiar: Cáucaso, nome dado para a região que divide a Europa Oriental da Ásia Ocidental. Essa região é formada por alguns países, sendo os principais no sul: Armênia, Geórgia e Azerbaijão.
Esses países formam um mosaico cultural imperdível, são repúblicas que faziam parte da antiga União Soviética e têm uma rica história local. Hoje dois desses países, Geórgia e Armênia, pertencendo ao continente europeu, enquanto o Azerbaijão, pertencente ao continente asiático.
Considerado um enigmático mosaico multicultural, essa região possui mais de 40 línguas distintas e mais de 50 grupos étnicos que se dividem em católicos romanos e ortodoxos, sunitas, xiitas e budistas. Por esse motivo também é chamada de “Montanha das Mil Línguas”.
Essa região é dona de diferentes ecossistemas compostos por cadeias de montanhas que, ao serem percorridas, revelam cânions diante de uma paisagem semidesértica, como o famoso cânion de Gnishik, sendo que do outro lado temos o cenário frutífero do famoso vale do Ararat, compondo assim paisagens deslumbrantes. Além disso, podemos também apreciar uma deliciosa gastronomia local.
Os diferenciais culturais e arquitetônicos dessa região surpreendem todos os viajantes. Dona de uma cultura milenar, as capitais desses três países: Yerevan, Tbilisi e Baku, são consideradas as cidades mais antigas do mundo.
Yerevan, capital da Armênia foi à primeira nação que adotou, por volta do ano 300, o cristianismo como religião oficial. Conhecida também por manter viva a história do surgimento das religiões, essa região guarda em seu território construções arquitetônicas, antigas e preservadas em regiões consideradas santas. Por isso existem muitos templos e monastérios nesses locais, como o mosteiro de Khor Virap, que junto com o mosteiro de Geghard, são considerados o berço do cristianismo.
Geórgia, um país repleto de história que abriga algumas das cidades mais antigas do mundo. Tbilisi sua capital, esta no meio de um vale e é cortada pelo Rio Kura, a cidade foi fundada no século V e se desenvolveu por estar estrategicamente localizada no cruzamento entre a Europa e Ásia, na histórica rota da seda. A cidade de Mtskheta, foi tombada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade, é um verdadeiro museu que sobreviveu à ação do tempo e conservou construções e monumentos arquitetônicos que datam de mais de um milênio.
Já à beira do Mar Cáspio, o rico país Azerbaijão, um país transcontinental, tendo sua localização geográfica justamente onde a Europa e a Ásia se encontram. A cidade costeira de Baku, porta de entrada do país, é uma mistura interessante entre o antigo e o moderno. As famosas torres de chamas representam a importância do fogo na cultura do país, já que o nome Azerbaijão significa “protetor do fogo”. As invasões persas, turcas, árabes, russas e otomanas deixaram uma identidade cultural, religiosa e étnica bastante variada pelo país, e essa mistura de culturas tão singulares só poderiam resultar em uma experiência de viagem ímpar.
Viajar por estes três país é mergulhar de cabeça numa cultura milenar marcada por batalhas, conquistas e independência, desbravando as belezas, a identidade étnica única e a cultura milenar dessa especifica região do Cáucaso.