Com fortes tradições religiosas, Israel possui um calendário com importantes datas festivas. Essas festas religiosas não caem sempre nas mesmas datas todos os anos, elas podem variar com a renovação do calendário festivo que ocorre a cada 5 anos.
Durante algumas destas datas o número de turistas nas ruas é muito grande, tornando a cidade mais disputada, os locais sagrados ficam lotados, assim como hospedagens e restaurantes. Por esse motivo os roteiros da CAPRICE TURISMO são sempre elaborados pensando em cada data festiva que deve ser evitada.
Confira abaixo as festas comemorativas:
Shavuot – (Pentecostes)
Começa ao pôr do sol de Domingo.
A Torá foi outorgada por Deus ao povo judeu no Monte Sinai há mais de três mil e trezentos anos. Todos os anos, neste dia ocorre a renovação da aceitação do presente de Deus.
Pêssach (Páscoa Judaica)
Começa ao pôr do sol de Sábado.
Na Páscoa Judaica se comemora a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Durante esta festa é proibido o consumo de alimentos fermentados e há a obrigação de comer matsá (pão sem fermento, feito de farinha branca e água).
Purim
Comemora a salvação do povo judeu da destruição planejada pelo perverso Hamã. A história é relatada no livro de Ester.
Sucot (Tabernáculos)
Comemora a proteção Divina ao povo judeu durante 40 anos no deserto. Também chamada Festa da Colheita e Festa das Cabanas, uma bênção especial é recitada em Sucot sobre as Quatro Espécies.
Yom Kipur (Dia do perdão)
É um dia marcado por jejum, preces e arrependimento, onde o destino de cada judeu é selado. Ocorre pedidos de perdão ao próximo e a Deus.
Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico)
O Ano Novo judaico é o Dia do Julgamento, quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. A parte principal do ritual de Rosh Hashaná é o toque do shofar que desperta as pessoas para o arrependimento.
Chanucá
Comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, após a vitória dos macabeus. É celebrada durante oito dias através do acendimento da chanukiyá.