Caprice Tour Operadora: Viagens a Europa, Terra Santa, Egito, Turquia, Grecia, Israel, Portugal, Espanha e França

Viaje pelo mundo. A Caprice leva você!

"22 ANOS DE EXPERIÊNCIA"

Mais de 10 mil passageiros embarcados com satisfação

Caprice Tour

DICAS DE VIAGEM - PERGUNTAS FREQUENTES # Dicas úteis para sua viagem

DICAS DE VIAGEM

ISRAEL - EGITO - JORDÂNIA - GRÉCIA - TURQUIA

20 anos de experiência nos qualificam para as dicas a seguir:

Por Carlos Caprice

1 - ÁGUA

ISRAEL: A água de torneira no país é potável, mas aconselhamos apenas consumir água mineral. No nosso ônibus tem frigobar - com água gelada. Pegue uma garrafa sempre ao sair do ônibus ou ao chegar, após visitas, e pague para o motorista.

EGITO, JORDÂNIA, TURQUIA, GRÉCIA e EUROPA: Água de torneira não é potável, jamais consuma água que não seja mineral.

2 - TÁXI

ISRAEL: Aconselhamos a chamar táxi somente no ponto e a se certificar do valor antes de entrar no veículo. Já aconteceram casos desagradáveis com pessoas que usaram táxi na rua, sem pedir o valor antes, entre outros problemas.

EGITO: O serviço prestado pelos táxis, no Egito, é péssimo e a maioria não tem ar condicionado. Caso precise, prefira solicitar pelo hotel ou escolha um ponto que tenha veículos novos equipados com ar condicionado. Jamais tome táxi sem saber do preço do trajeto cobrado para onde deseja ir. Seja bem específico sobre o destino, para que o motorista ao perceber se tratar de turistas, faça um "city tour" pela cidade, cobrando à parte. Não se impressione com o trânsito caótico e com as buzinas em Cairo.

JORDÂNIA: Mesmos cuidados de Israel.

TURQUIA: Jamais tome táxi sem saber do valor para onde quer ir. Seja bem específico sobre o destino, para que o motorista, percebendo que se trata de turistas, faça um "city tour" pela cidade, cobrando à parte.

GRÉCIA: O táxi na Grécia é relativamente barato. Solicite o valor cobrado para seu o destino, antes de entrar no táxi.

EUROPA: Veja o valor para o seu destino antes de entrar no táxi.

3 - DINHEIRO

Separar o cartão de crédito de dinheiro é aconselhado, bem como separar também a metade do valor em espécie, em caso de perda, não perderá tudo.

4 - QUAL MOEDA DEVO LEVAR? EUROS OU DÓLARES?

ISRAEL: Dólares - Moeda local, Shekel. Não aconselhamos levar euros para Israel. Tem acontecido, em alguns lugares, que o vendedor ao perceber que vai efetuar o pagamento em euros, vai te cobrar o mesmo valor que em dólares. Exemplo: Se um objeto custa 10 dólares, cobrar-te-ão 10 euros.

EGITO: Dólares - Moeda local, Libra Egípcia.

JORDÂNIA: Dólares - moeda local, Dinar.

TURQUIA: Euros - moeda local, Lira Turca.

GRÉCIA / Ilhas Gregas: Euros - Moeda Local = Euro (Antes de 2001, a moeda era dracma)

EUROPA: Somente euros, NÃO leve dólares.

5 - PRECISO FAZER CÂMBIO PARA MOEDA LOCAL?

ISREL: Não é preciso. Se paga tudo em dólares, e recebe troco em moeda local (shekel) ou em dólares.

EGITO: Sim, é preciso. Embora seja aceito dólares no país, é aconselhável fazer câmbio para moeda local (LIBRA EGÍPCIA), e assim ter em mãos dinheiro miúdo (troco). O câmbio pode ser feito no banco dentro do hotel. Em nossos pacotes, tudo é incluso, exceto bebidas, portanto, para as suas lembrancinhas e bebidas, 20 dólares, por dia, em moeda local, são o suficiente. Mas cuidado para não ter valor alto em Libra Egípcia (que não vai ser utilizado) em mãos, no Egito não tem câmbio ao contrário.

JORDÂNIA: Não.

TURQUIA: Utilize euros na Turquia. É preciso fazer câmbio, para ter em mãos dinheiro miúdo (troco), embora euros e dólar sejam aceito no país. Aconselhamos fazer câmbio de 100 euros ou dólares, apenas para ter “trocado”, para gastos maiores, utilize euros.

GRÉCIA: Não.

6 - CARTÃO DE CRÉDITO

ISRAEL, EGITO, JORDÂNIA e TURQUIA: Aconselhamos utilizar cartão somente em lojas de hotel, ou onde os guias disserem que é seguro, jamais utilize o seu cartão nas lojas do mercado da parte árabe da cidade (a popular 25 de março).

GRÉCIA: Sem problema, em qualquer lugar, principalmente nas lojas do famoso bairro de Plaka.

IMPORTANTE: Lembre-se de desbloquear seu cartão de crédito internacional para uso nos países do seu roteiro.

7- CARTÃO DE DÉBITO

ISRAEL, EGITO, JORDÂNIA, TURQUIA: Não são todos os lugares que aceitam este tipo de cartão. Aconselhamos levar dólares em espécie e cartão de credito, e não depender deste tipo de cartão.

EUROPA: Veja item 8.

8 - RETIRADA DE DINHEIRO EM CAIXAS ELETRÔNICOS COM QUALQUER TIPO DE CARTÃO

Não se pode confiar nesta operação. Não saia do Brasil confiando plenamente que tudo vai dar certo. Não podemos parar a viagem e procurar por um caixa eletrônico para que alguém possa retirar dinheiro. Estaremos em grupo, e se tiverem várias pessoas precisando disso, não faremos mais nada a não ser procurar os caixas eletrônicos. Dificilmente os hotéis têm estes caixas. Prefira dinheiro em espécie e cartão de CRÉDITO, mesmo na Europa (estando em grupo)

9 - ROUPA - Vestimenta Adequada

ISRAEL: Diferentemente de tudo que você possa ter ouvido, não há qualquer problema em utilizar roupa em estilo ocidental. Israel é um país moderno e "descolado", mesmo em área palestina. Restrição apenas para entrar em mesquitas ou igrejas. Recomendamos que as mulheres tenham sempre, na bolsa de mão, um lenço para os ombros, caso esteja com os ombros à mostra. Uso de bermudas ou shorts é normal e plenamente aceito em qualquer lugar do país, porém tenha sempre uma "canga" em sua mochila, caso entre em mesquita ou igreja - vale também para os homens. Calças compridas e legging, vestidos, saias curtas e justas não tem qualquer problema. Apenas quando entrar em mesquitas ou igrejas, coloque uma "canga", e ao sair retire-a. Não precisa utilizar roupas inadequadas ao seu costume diário.

EGITO, JORDÂNIA e TURQUIA: Também! Diferentemente de tudo que você possa ter ouvido, não há qualquer problema em utilizar roupa em estilo ocidental. Restrição apenas para entrar em mesquitas ou igrejas. Mulheres deverão ter sempre na bolsa de mão um lenço para ombros, caso esteja com os ombros à mostra. Uso de bermudas ou shorts é normal e plenamente aceito em qualquer lugar do país, porém tenha sempre uma "canga" em sua mochila, caso entre em mesquita ou igreja - vale também para os homens. Calças compridas e legging, vestidos, saias curtas e justas não tem qualquer problema. Apenas ao entrar em mesquitas ou igrejas, coloque uma "canga", ao sair retire-a. Não precisa utilizar roupas inadequadas ao seu costume diário.

TURQUIA: IDEM. O país é bem liberal.

GRÉCIA: IDEM. O país é super liberal. Segue mesma informação para lugares religiosos.

EUROPA: Sem qualquer problema com roupas. Apenas quando entrar em igrejas, observar itens acima.

10 - MALAS

A mala pode sofrer danos na companhia aérea durante a viagem. Neste caso, recomenda-se registrar a ocorrência na companhia, antes de sair do aeroporto, do contrário, perde-se o direito à reclamação posterior. No transporte diário no ônibus, maleteiros nos hotéis, carregadores de bagagens, caso a sua bagagem sofra algum dano estando sob o cuidado destes, registrar a ocorrência nos hotéis e etc. NÃO somos responsáveis e tampouco tomaremos partido para sua reclamação - favor não insistir com o guia sobre este assunto. São riscos que qualquer pessoa que viaje, corre. Se não quer correr este tipo de risco com sua bagagem, carregue você mesmo (a). Não transforme sua viagem e a de outros (inclusive o nosso guia) em um problema devido a sua mala ter quebrado a rodinha ou a alça... No stress!!!

11 - SEGURANÇA NOS HOTÉIS

Os hotéis, em qualquer lugar do mundo, não se responsabilizam por furto ou roubo nas dependências do hotel. Não deixe sua bolsa, mochilas, ou objetos em cima de cadeiras, banco na recepção ou nos encostos das cadeiras das salas de jantar ou café da manhã, enquanto você vai à linha de servir. Ao voltar, ela pode não estar mais lá. Pessoas tem se passado por hospedes em hotéis, principalmente, na Europa, para furtar objetos de pessoas desatentas com os seus pertences. Para maior segurança nos hotéis, guarde objetos de valor no cofre dos quartos.

12 - ALIMENTAÇÃO

ISRAEL: Em todos os hotéis, o sistema no café da manhã e jantar é self service. A variedade na linha de servir é enorme. Porém em Israel, a alimentação não segue padrão internacional. Tudo é muito bem temperado, é bem condimentado. Aqui no Brasil, estes alimentos são muito mais light em comparação à cozinha de Israel. Alimente-se com prudência. Bom apetite!!!!

EGITO: IDEM. Alimentação nos hotéis segue padrão internacional. Pouco tempero, pouco sal. Porém, acrescente o cuidado de fora dos hotéis jamais comer algo que não seja embalado. A questão de higiene fora de hotéis é precária. Evite folhas, alface e etc.

JORDÂNIA: IDEM. Igual a Israel.

TURQUIA: O país é mais “tranquilo” na questão de alimentação. Ela não é tão condimentada, segue padrão internacional, ou seja, pouco tempero e sal. Mas é bom observar a regra acima.

GRÉCIA: Os hotéis seguem padrão de tempero internacional. Não condimentada e pouco sal. Boa condição de higiene.

13 - ENERGIA – VOLTAGEM

220W  em todos os países. Aconselhamos levar um adaptador para as tomadas, para carregar bateria de celular e etc.

14 - COMUNICAÇÃO POR CELULAR

ISRAEL - EGITO - JORDÂNIA – TURQUIA: Celular funciona muito bem nestes países. Caso precise utilizar o seu celular durante a sua viagem, faça um plano com sua operadora para estes países e solicite o desbloqueio internacional, se este não for automático. Nextel não funciona.

Para ligar para o Brasil, utilizando o seu celular de qualquer país do mundo, ligue: 0055 - seu DDD - e número desejado.

15 - LIGANDO A COBRAR

ISRAEL: Sim

EGITO: Não

JORDÂNIA: Não

TURQUIA: Não

EUROPA: Sim

16 - LIGANDO DOS TELEFONES DOS QUARTOS DOS HOTÉIS

Sempre tem taxas para pagar, mesmo quando é ligação a cobrar.

17 - UTILIZANDO TELEFONES PÚBLICOS

Para países que permitem fazer ligações a cobrar para o Brasil, solicite os guias locais o número para ligar a cobrar.

ISRAEL: É fácil. Há telefones públicos em todos os locais. Tanto se pode ligar a cobrar para o Brasil, quanto se utilizar de cartão (local) de telefone.

EGITO: Dificílimo se achar telefone público. Não se fazem ligações a cobrar nem de hotéis. Ligações para o Brasil terão que ser feitas dos quartos de hotéis, pagando na saída deles (check-out) em torno de 4 dólares o minuto. MAS

ATENÇÃO A UM DETALHE: Se paga também por tentativa sem sucesso, por exemplo: caso ligue para sua casa e ninguém atender, o tempo que ficou chamando será contato como ligação.

JORDÂNIA: Também é difícil encontrar telefones públicos. Não se fazem ligações a cobrar. Ligações para o Brasil terão que ser feitas dos quartos do hotel pagando na saída dele (check-out).

TURQUIA: É fácil encontrar telefones públicos no país. Não se fazem ligações a cobrar. Compre cartão de telefone em Istambul e utilize em toda a Turquia.

EUROPA: OK para ligações a cobrar. Utilize-se de cartões de telefone. Utilizando ligações dos quartos dos hotéis, sempre terão taxas a pagar, mesmo ligando a cobrar.

18 - INTERNET

ISRAEL - EGITO - JORDÂNIA - TURQUIA – EUROPA: Alguns hotéis ainda cobram pelo acesso à internet. Solicite informação do guia assim que chegar ao hotel para o check in.

19 - NÃO GASTE NOS HOTÉIS PARA PAGAR NA SAÍDA (CHECK OUT)

Esta recomendação vale para todos os países. Isso facilita a saída do grupo, no hotel. Principalmente em Israel. Prefira sempre pagar seus gastos (dentro dos hotéis) a vista, cartão ou dinheiro. Sempre tem confusão para pagar na saída. Hotéis em Israel são extremamente confusos em controles de contas.

20 - VACINAS

EGITO E JORDÂNIA: Vacina contra febre amarela. Informe-se em posto de saudade de sua cidade. Tome a vacina e internacionalize a carteira (comprovante) de vacina. E a leve na viagem.

ISRAEL: Não

TURQUIA: Não

EUROPA: Não. Salvo novas notificações.

21 - PASSAPORTE

A - Passaporte com data de vencimento inferior a 6 meses da data de seu retorno ao Brasil, será preciso retirar outro para viajar.
B- Para brasileiros com dupla nacionalidade, será obrigatório embarcar e desembarcar no Brasil com o passaporte brasileiro.
C- Para estrangeiros residentes no Brasil, devem estar em dia com o REN, e seu passaporte, podendo viajar conosco sem problemas.

22 - CÓPIAS DO PASSAPORTE

Abra seu passaporte na página da foto e faça uma cópia colorida legível (não precisa autenticar). Leve na sua viagem. Não guarde junto com o passaporte, pois em caso de perdê-lo ou furtarem-no, não perderá a cópia também. Na embaixada do Brasil, a cópia ajuda a obter outro passaporte.

23 - VISTOS

ISRAEL: Precisa de visto, porém não antecipado à chegada ao país.  Não é preciso ir a consulado ou embaixada de Israel no Brasil para ter o visto para aquele país. No aeroporto ou nas fronteiras com o Egito ou Jordânia, turistas brasileiros recebem o carimbo do visto normalmente, sem qualquer burocracia.

EGITO: Precisa de visto, porém não antecipado à chegada ao país. Recebe o visto (selo) na chegada ao aeroporto de Cairo. Tem custo, porém, em nossos grupos, já está incluso.

JORDÂNIA: Também precisa de visto não antecipado ao desembarque ao país. Será feito no desembarque ou em fronteiras com Israel. Passaportes europeus poderão ter procedimento diferente.

TURQUIA: Para brasileiros, não precisa de visto antecipado à chegada ao país. No aeroporto, brasileiros recebem o carimbo do visto normalmente, sem qualquer burocracia. Porém, quem viajar com passaporte da COMUNIDADE EUROPÉIA, não tem visto automático. Neste caso, terá que enfrentar a fila do visto e pagar em separado por ele. Por isso, aconselhamos que brasileiros com dupla nacionalidade entre na Turquia com o passaporte brasileiro.

EUROPA: Visto automático para brasileiros.

24 - ESTIVE EM OUTRO PAÍS ÁRABE. POSSO ENTRAR EM ISRAEL COM O MESMO PASSAPORTE?

Dos países Árabes, somente quem esteve na SIRIA-LIBANO-IRÃ-ARÁBIA SAUDITA, não poderá entrar em Israel com o mesmo passaporte. Até poderá, mas se prepare para uma entrevista longa. O grupo não poderá esperar, pois não será menos que 2 horas a espera. Prefira retirar um novo passaporte.
Contudo, você também não poderá viajar para estes países com carimbo de Israel.

25 - AONDE IR À NOITE?  VEJA POR LUGAR DE ACORDO COM SEU ROTEIRO

EM ISRAEL:

TELAVIV: Pode sair para passear na praia, no centro da cidade, barzinhos, restaurantes, com tranquilidade. Mas atenção, de sexta feira a partir das 18h ate sábado às 19h tudo fecha, é como nosso domingo.

TIBERÍADES: Tem um pequeno “calçadão” no centro, ponto de convergência dos turistas. A cidade é pequena. Fica no interior do país ao lado do mar da galileia. Ali tem lojinhas, choperias (prefira a Big Ben), pizzarias, compra de cartões de telefone, informática (loja Solano), muitas banquinhas de camelôs. Muito legal!!!

JERUSALÉM: A cidade é religiosa. Não tem muitas alternativas à noite. Porém, tem um lugar que se chama MAMILA CENTER. Após o jantar, você poderá fazer um passeio à noite. Trata-se de um boulevard charmoso e divertido que fica aberto até às 22h30. É um “calçadão” enorme com inúmeras lojas de bom gostos, bares, restaurantes, farmácia, obras de arte e galerias. Com não mais que 15 dólares, de táxi, você vai do hotel até o MAMILA CENTER. Também tem vários shoppings centers na cidade. Informe-se com o guia local.

MAR MORTO:
Os hotéis do Mar Morto ficam em uma área de balneários, sem opções à noite, a não ser um pequeno conjunto de lojas que ficam na única rua do balneário.

NO EGITO:

CAIRO: Não recomendamos sair à noite desacompanhado (a). Não tem opções à noite para ocidentais. Porém, nossos grupos já tem um passeio à noite no Rio Nilo em um barco de luxo por duas horas, com show de danças típicas, do ventre, música e etc.
Se pretende ir a um shopping Center, prefira o maior CIT STAR.
No Egito não vende bebidas alcoólicas fora dos hotéis, e custa caro nos hotéis.

NA JORDÂNIA:

AMAM: Tem uma rua com restaurantes e alguma lojas abertas no centro. Na Jordânia não vende bebidas alcoólicas fora de hotéis. Tem shopping Center.

PETRA: A pequena aldeia de Petra fica no deserto entre montanhas. Mas a aldeia é charmosa com inúmeras lojas e restaurantes.

NA TURQUIA:

ISTAMBUL: tem um “calçadão” incrível. Ponto de convergência de todos que visitam àquela cidade e quase todos que viajam para a Turquia. Tratam-se da praça e do enorme “calçadão” TAXIM. Nunca fecha. Se você for lá às 2h da manhã, o movimento será o mesmo que às 19h. É seguro.

NA GRECIA:

ATENAS: Eu sempre costumo dizer que há uma outra cidade dentro de Atenas. Trata-se do charmoso e encantador bairro de PLAKA. Aberto até às 22h. Bom gosto, lojas lindas e restaurantes maravilhosos, bom vinho, bom chope. Vá lá durante o dia e à noite também. Divirtam-se!

26 - IMPORTANTE: O Sábado (Shabat)

Entende-se Shabat, do pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado. 

Não funcionam no sábado: Transportes públicos, trem para o aeroporto, lojas. Como opção, existe um serviço de mini-ônibus (Sherut) e táxis. Restaurantes funcionam.

27 – Como receberei as informações para o meu embarque, número de voo, horários e etc?

A 20 dias da sua viagem, você receberá em seu endereço, pelo Correio, uma pequena caixa contendo o nosso kit de viagem: Mochila, etiquetas de mala, voucher do seguro internacional, informativo de embarque contendo horários, números de voos e informações do horário e o local do encontro do grupo no aeroporto com a nossa equipe.

28 – Nunca viajei para o exterior. Tenho receio dos procedimentos burocráticos dos aeroportos e hotéis. Poderei também me sentir “meio” perdido durante a viagem?

Desde a saída do Brasil, no início de sua viagem, você estará o tempo todo, 24 horas por dia, acompanhado pelo nosso guia. É dele a responsabilidade operacional e burocrática, quer seja em aeroportos ou hotéis. Ele cuidará dos procedimentos para todo grupo. Também contamos com outro guia chamado “guia local”, em cada país visitado. Portanto, temos certeza de que ninguém se sentirá “meio” perdido.

29 – Peso de mala

Nos voos com saída do Brasil, cujos bilhetes tenham sido emitidos neste país, o limite de bagagem é de duas malas com até 32 kg por pessoa, ao sair e ao retornar ao Brasil. PORÉM NÓS LIBERAMOS UMA MALA POR PESSOA COM ATÉ 32 KG. O MOTIVO DE LIBERAR APENAS UMA É QUE NÃO TEMOS ESPAÇO NO BAGAGEIRO DO ÔNIBUS PARA QUE CADA PESSOA TENHA 2 MALAS. FAVOR NÃO INSISTIR.

Quando de voos internos na Europa, cujos bilhetes foram emitidos naquele continente, o limite será de 21 Kg. Bagagem de mão não pode ultrapassar 8 kg por pessoa.

OBS: Sobre as questões de peso de mala, no nosso informativo de mala, que você receberá 20 dias antes da viagem, estará especificado qual o peso dela que será liberado para a sua viagem.